Please reload

Posts Recentes

Confederações precisam se unir para o Brasil crescer

October 21, 2017

Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM.
 

Estou cansado da lenga-lenga, do pega-pega político e da conversa morta do “Quem será o próximo presidente da república?”. Claro que isso faz parte, mas não resolve. O agronegócio padece de integração sistêmica.

Como um dia disse o cantor Geraldo Vandré: “Quem sabe faz a hora… Não espera acontecer”, o que precisamos fazer já e com quais instituições?
 

O agronegócio/agribusiness, criado em na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, é e sempre foi muito mais do que negócios agropecuários. Trata-se de uma visão de administração de cadeias produtivas e a constatação de que elos isolados nada fazem, pois o setor arrebenta no seu elo mais fraco, igual a uma corrente.
 

Então, o agronegócio representa uma organização de gestão de precisão dos setores envolvidos, na qual a cidade, a ciência, educação, indústria, agroindústria, logística, comunicação, comércio e serviços são vitais e fundamentais, respeitando a originação e os produtores rurais. Porém, cidade e campo formam uma coisa só.
 

O que o Brasil precisa para crescer, pagar contas e gerar trabalho, riquezas e felicidade? Precisa focar no seu ponto forte e vender isso para o mundo; competir para valer com outras organizações e suas cadeias produtivas. Vejam o show da produção de leite na Nova Zelândia, por exemplo.
 

Portanto, precisamos além dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo (esmaecidos e debilitados); necessitamos do poder da sociedade civil organizada empreendedora e cooperada, para projetos de negócios em alto nível no Brasil.
 

Temos dez mega confederações empresariais no Brasil e precisamos cobrar delas o projeto privado, público e cooperado para o crescimento do país. Não mais do que 1000 pessoas que formam o ministério, o Executivo e o Legislativo nacional nos seus bunkers da capital federal.
 

Não há chance de sucesso fora da orquestração e integração de todas as confederações reunidas. Brasília que siga a sociedade, e não ao contrário.
 

O Brasil tem como diferencial estratégico, notório, evidente e conquistado a inteligência e as realidades das cadeias produtivas do agronegócio. Podemos vender três vezes mais para o mundo, incluindo agregação de valor.

Temos muito a ser feito na ciência, educação, logística, administração, agroindústria, comércio e serviços, e isso carece da reunião e da integração das dez confederações nacionais empresariais para o projeto

As Confederações estão convocadas e seus presidentes são apenas dez, mas com todo o PIB na mão. Aparecem a agricultura e pecuária, comércio, cooperativas, indústria, transporte, sistema financeiro, comunicação social, serviços, saúde, turismo…e tudo tem a ver com o agronegócio.
 

Sobre o CCAS
 

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.
 

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.
 

 

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Arquivo
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 I.A.T. Israel Agro Tech